Se você se identifica com o nosso carisma e deseja trilhar essa jornada, o primeiro passo é entrar em contato com a Assessoria ou com algum membro da CCAF. Nossa equipe vocacional te acolherá e te guiará através do processo, fornecendo todas as informações necessárias e enviando um questionário para te conhecermos melhor.
Após o preenchimento do questionário, você iniciará o período de Pré-Vocacional, um tempo de preparação e discernimento que pode durar até um ano, dependendo da época em que você iniciar. Durante esse período, é fundamental que você se aproxime da Comunidade, participando ativamente de nossos eventos e servindo em retiros (a participação em alguns deles é obrigatória). Além disso, iremos disponibilizar formações online para que você se familiarize com o nosso carisma, a história da Comunidade, os conceitos de vocação e muito mais.
O ponto alto desse período é o Retiro Vocacional, que acontece anualmente em janeiro. Após participar desse retiro, você terá a oportunidade de discernir se deseja seguir o Caminho Vocacional da CCAF, que tem duração de 4 anos.
Se a sua resposta for sim, você ingressará no primeiro ano como Aspirante. Este ano é marcado por formações intensivas, participação ativa em eventos e retiros, desenvolvimento de projetos e o acompanhamento de formadores que te darão todo o suporte necessário. Ao final do primeiro ano, você e a Comunidade darão uma resposta sobre a sua vocação, confirmando ou não o seu chamado.
Sendo aprovado, você seguirá para o segundo ano, como Postulante. Este ano exige ainda mais do vocacionado, especialmente no desprendimento e na doação de si para a CCAF. As obrigações dos anos anteriores se mantêm, como a participação ativa em eventos e formações.
Os dois últimos anos, Discipulado I e II, são dedicados ao aprofundamento no Carisma da Comunidade e ao discernimento da forma de vida à qual o Senhor te chama: Comunidade de Vida ou Comunidade de Aliança. Além disso, é o momento de definir o seu estado de vida (se solteiro), como o chamado ao matrimônio ou ao celibato.
Após a conclusão dos 4 anos, o vocacionado se consagra totalmente à Comunidade, entregando-se inteiramente à vontade de Deus e ao seu chamado de Amor.