Formação sobre Modéstia Católica- Parte 3

Formação sobre Modéstia Católica- Parte 3

Tanto para homens, mulheres, como para crianças, as virtudes são as mesmas: princípios a serem aplicados de acordo com o contexto, época e cultura. Para as crianças, devido à pureza própria da idade e ao caráter estar em formação, ainda não há malícia em olhar para alguém nu, tampouco em esconder o próprio corpo. É importante que desde pequenos os adultos ensinem de modo afetuoso, mas firme, o certo e o errado, bem como a importância de ser uma pessoa boa e virtuosa.

É interessante que as virtudes sejam apresentadas para a criança de maneira muito natural e tranquila, como parte da vida cotidiana, assim como escovar os dentes ou tomar banho. A virtude da modéstia, como as outras, também entra neste tópico. A criança precisa descobrir a dignidade do próprio corpo, dos próprios valores. Por isso que muitos especialistas em famílias não recomendam que filhos tomem banho juntos com os pais (todo mundo pelado), ou tomem banho juntos entre irmãos, e nem que os pais se troquem na frente dos filhos. Também recomendam que os pais não andem pela casa mal vestidos, sempre de pijama, sem sutiã, ou sem camisa (no caso dos homens), pois isso passa para a criança a imagem de que podemos ser descuidados com nosso visual – além, é claro, de que no casamento é muito melhor para o casal que ambos estejam sempre asseados e bonitos um para o outro.

É comum também, entre as famílias, que filhos e pais soltem gases ou arrotem na frente uns dos outros. É claro que a Igreja não tem regras sobre isso, mas também é evidente que é indelicado este tipo de intimidade na família. O pudor também está nestes pequenos comportamentos. Há delicadezas no lar muito importantes para a boa educação das crianças: a criança aprender que soltar gases é só no banheiro, o marido e a esposa respeitarem a própria intimidade quando estiverem usando o vaso sanitário, pais e filhos baterem na porta antes de entrar em um cômodo…

Devemos dar uma maior atenção a modéstias das crianças , sobretudo, também, hoje em dia, com a questão da ideologia de gêneros, e a erotização nas roupas e músicas, que atingem logo na infância. É preciso fazer uma distinção clara das roupas que usam os meninos e das roupas que usam as meninas, tal qual, pudor para com as mesmas.

Indicações de Livros

Alguns livros podem ajudar a entender melhor a doutrina católica a respeito da moral, das virtudes, da feminilidade e masculinidade e, em específico, da modéstia e do pudor.

Livros

  • – Catecismo da Igreja Católica
  • – Palestra do Padre Francisco Faus sobre o Concílio Vaticano II
  • – Amor e responsabilidade, São João Paulo II (na época, Karol Woytila)
  • – Catequeses da Teologia do Corpo, São João Paulo II
  • – Teologia do Corpo para iniciantes, Christopher West
  • – A fé explicada, Leo Trese
  • – A conquista das virtudes, Padre Francisco Faus
  • – Virtudes raras, Raul Plus
  • – As pequenas virtudes do lar, Georges Chevrot
  • – As virtudes morais, Santo Tomás de Aquino
  • – Tornar a vida amável, Padre Francisco Faus
  • – O pudor, Ada Simoncini
  • – Todos os livros do Padre João Mohana
  • – A mulher, Edith Stein

Fontes:https://www.modestiaepudor.com/artigo/guia-definitivo-sobre-modestia-e-pudor

Débora Gonçalves

Débora Gonçalves

Membro da Comunidade Católica Amor Fraterno

One thought on “Formação sobre Modéstia Católica- Parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *