Caminho Vocacional

O Caminho Vocacional na Comunidade Católica Amor Fraterno (CCAF) é composto por cinco etapas de formação, totalizando 5 anos de discernimento vocacional. Cada ano tem suas particularidades, formações e projetos a serem desenvolvidos, visando mergulhar os vocacionados na Vida Fraterna, no Apostolado e na Vida de Oração, que são próprias do Carisma.

Pré-Vocacional

O primeiro ano é chamado de Pré-Vocacional.  O candidato que manifesta o desejo de conhecer a CCAF, recebe o formulário de inscrição (via e-mail), que deve ser preenchido e respondido. Assim, o candidato que preenche os critérios básicos, segue para a aprovação da Equipe Vocacional.

Sendo aprovado, o candidato ingressa no 1° ano do Caminho Vocacional, sendo acompanhado de forma on-line por um formador. Este irá enviar atividades e formações sobre a Comunidade, seu Carisma, Missão, Apostolado e as Regras de Vida. Ao final desse primeiro ano, a Equipe Vocacional avalia o processo pelo qual o vocacionado passou e determina quais serão os passos para que o mesmo possa ingressar no 2° ano (Aspirantado).

Aspirantado

Como Aspirante, o vocacionado assume outras responsabilidades, como formações presenciais, encontros e atividades na Sede da CCAF. Ao final do 2º ano o Aspirante responde, por meio de uma carta, se deseja continuar, ou não, seu Caminho Vocacional.

A Equipe Vocacional também avalia e discerne sobre o candidato e  retorna com a resposta (podendo ser positiva ou negativa) sobre continuidade do vocacionado no Caminho Vocacional.

Sendo a resposta positiva de ambas as partes, o Aspirante ingressará no 3° ano, chamado de Postulado.

Postulado

O Postulado é um ano de muito estudo, formação e aprofundamento que exige total dedicação dos vocacionados. Tendo em vista a grandiosidade desse terceiro ano, a disponibilidade é o ponto crucial desse caminho. É também nesse período que o vocacionado discerne em qual Elo Deus o chama: Elo de Vida ou Elo de Aliança. É importante que haja coerência e discernimento para poder compreender o chamado específico de Deus. Como nos outros anos, o vocacionado será avaliado e segue para o passo seguinte que chamamos de Discipulado.

Discipulado

Período de 2 anos de aprofundamento para a consagração no carisma Amor Fraterno. O vocacionado é formado e preparado para viver intensamente a sua vocação no elo de Vida ou Aliança (discernidos durante o 3° ano). A formação é realizada de acordo com o chamado particular (Vida ou Aliança), para que cada um possa viver sua consagração de acordo com suas características próprias. Ao final desse período, o vocacionado se consagra como membro da Comunidade Católica Amor Fraterno.

Gostaria de conhecer melhor a CCAF? Tem interesse em se tornar um membro? Entre em contato com a nossa equipe vocacional pelo e-mail: vocacional@comamorfraterno.com.br.

Ou preencha esse nosso formulário, que a nossa Equipe Vocacional, entrará em contato com você!